Prefeitura Municipal

Olivedos

Coleta seletiva #OlivedosMaisLimpa

publicado: 17/01/2021 10h05

O município de Olivedos colocou em funcionamento o plano de coleta seletiva dos resíduos sólidos, feito por várias mãos, inclusive a do Ministério Público da Paraíba. Dentre os vários objetivos estão, encerrar o lixão, reduzir a quantidade de lixo gerado e depositado nas ruas de forma inadequada, reduzir a proliferação de doenças, melhorar o aspecto das vias públicas, dá destino a todo lixo produzido, viabilizar o trabalho de catadores.

O lixo é selecionado em duas categorias, o lixo seco e o lixo molhado. O lixo seco deve ser depositado nos tambores verdes e o lixo molhado nos tambores azuis. Todo lixo é coletado por um caminhão compactador devidamente adaptado, da seguinte forma, na segunda e na quarta é coletado o lixo dos tambores azuis e na sexta-feira é coletado os rejeitos dos tambores azuis e verdes que não foram aproveitados pelos coletores. “O povo e a cidade de Olivedos sempre foram limpos, agora eles estão mais organizados, vamos finalmente acabar com o lixão” Deusinho.

Realmente o povo faz a diferença em todo o projeto de coleta seletiva, nosso modelo só inova pela simplicidade, pois todo lixo tem destino, mas nem todo lixo vai para o aterro. Funciona assim, aquele lixo que o cidadão entende que pode ser aproveitado ele deposita no tambor verde, se nenhum catador se interessar e ele ficar até a sexta-feira, ele será recolhido e levado para o aterro, simples assim.

Dentre as muitas ações:

Adquirimos um caminhão compactador de lixo devidamente adaptado.

Firmamos contrato com o aterro sanitário de Catolé de Boa Vista.

Promovemos reuniões com os catadores e servidores responsáveis pela coleta.

Confeccionamos panfletos, imãs de geladeira e adesivos bem como distribuímos em toda a cidade, com sugestões de separação do lixo.

Distribuímos pela cidade 100 pontos de coleta. Os tambores azuis e verdes devidamente preparados e todos perfurados para não acumularem chorume.

Fizemos campanha informativa através de rádio, carro de som, internet e outros meios.

Já desativamos e iremos aterrar, encerrar o lixão definitivamente até o fim de agosto deste ano.

Foi um investimento de pouco mais de 300 mil reais em equipamentos e serviços.

“Esses tambores foi bom, deixo o lixo lá qualquer hora sem problema dos bichos virarem”. Relatou uma moradora.

Acompanhe tudo em #OlivedosMaisLimpa