Página inicial > Saúde > Secretaria Municipal de Saúde realiza 1ª Audiência Pública

Secretaria Municipal de Saúde realiza 1ª Audiência Pública

Evento foi realizado nesta terça-feira, dia 30 de Maio.

Nesta terça-feira, dia 30 de Maio, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, aconteceu a 1ª Audiência Pública da Secretaria Municipal de Saúde, inicialmente a Secretária de Saúde Claudineide do Socorro B. Melo, fez a abertura oficial do evento, acolheu a todos os presentes e tratou de diversas demandas de trabalho da referida secretaria, comentou das dificuldades enfrentadas a partir dos problemas deixados pela gestão passada, os quais estiveram e estão refletindo diretamente no trabalho atual, porém, se comprometeu como sempre fez, trabalhar de maneira igualitária em prol todos os olivedenses.

Em seguida o Diretor do Hospital Municipal Irinaldo Barbosa Guimarães, fez uma explanação dos tipos de atendimento oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde, que vai do atendimento médico, bucal, enfermagem até as visitas domiciliares, na ocasião, o Diretor, fez um demonstrativo do quantitativo de atendimentos realizados, como por exemplo: Pré Natal (129), Citologia (247), Puericultura (122), Hipertensos e Diabéticos (598), dentre outros diversos atendimentos, que somam 788. As consultas médicas (4.938), ortopédicas (150), ginecológicas (206), procedimentos básicos (1.511) e especializados (168), somando assim quase 7.000 (sete mil) consultas e procedimentos, esses números poderão ser conferidos por qualquer cidadão olivedense nas Unidades Básicas de Saúde, frisou o diretor, ainda pode-se destacar, os atendimentos fisioterápicos (851), cirurgia ambulatorial (83), atendimento odontológico básico (2.817), radiografia periapical (69) e exames laboratoriais (4.730). Por fim, foram expostos os números dos exames especializados compactuados, dentre eles: USG transvaginal (65), obstétrica (27), tireoide (8), abdômen (52), vias urinárias (29), próstata (32), mama (16) e pélvica (8), além de diversos outros exames de diferentes especialidades, que somam mais de 720 exames.

A coordenadora de Vacinas, Maria Rosilene, fez a prestação de contas do quantitativo de vacinas aplicadas, comemorando a meta e chegando a 90% de cobertura vacinal.

Também, foi explanado dados da Vigilância Ambiental pelo agende de endemias Willian, onde mostrou o total de visitas realizadas nos imóveis, destacando a quantidade de focos do Aedes Aegypti encontrados e o que tem feito pra banir de vez a epidemia, além da aplicação de Larvicida, bem como, campanhas educativas com a população.

Ainda foram mostrados dados da Vigilância Sanitária, pela agente Maura Santos, da Farmácia Básica, pelo farmacêutico Yuri, da Assistência Social, pela Assistente Social Francimar, do Programa Saúde Bucal, pelo coordenador e técnico Joseilton, contamos também com a ilustre presença do Médico Raphael Vinicíus, que aproveitou o momento e fez também suas observações e deixou claro que o seu intuito é atender a todos de forma igualitária, humana e responsável.

Por fim, a secretária ofereceu um coffe breack aos presentes na 1ª Audiência Pública da Secretaria Municipal de Saúde do município de Olivedos.

Algumas fotos do evento

Bioquímica