Professores iniciam curso de formação do PNAIC/SOMA - 2017/2018

Formações aconteceram nos dias 27/10, 07 e 08/11 no Grupo Escolar Francisco Lucindo e no Mais Educação

A Secretaria Municipal de Educação do Município de Olivedos - PB, através da Coordenação Local do PNAIC, realizou nestes últimos dias, o 1º Encontro de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, dirigido a 3 grupos diferenciados: Formadores Locais, Coordenadores Pedagógicos e Professores da Educação Infantil, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, Articuladores e Mediadores do Programa Novo Mais Educação e Gestores Escolares.

O Programa tem como principal objetivo o alcance do direito da criança a ler com fluidez e dominar a matemática, competências recomendáveis ao final do Ciclo de Alfabetização.

A formação continuada no âmbito do PNAIC, orienta-se pelos princípios contidos na Resolução nº 2/2015 e na portaria nº 826, de 7 de Julho de 2017. O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

O Prefeito José de Deus e o Secretário de Educação Danilo Correia estiveram presentes nas formações do Ciclo e da Educação Infantil, respectivamente, desejando que todos formadores e professores se empenhassem na busca por uma Educação com mais qualidade para nossos alunos, bem como, se disponibilizaram para qualquer necessidade que viesse incrementar e ajudar nas formações e aplicação das oficinas.

O Coordenador Local do PNAIC/SOMA – Fernando Cavalcante fez a abertura das formações, apresentou o cronograma, bem como a carga horária que terá que ser cumprida no PNAIC/SOMA - 2017/2018, por Formadores, Coordenadores Pedagógicos e Professores Alfabetizadores, ainda agradeceu a todos pela presença e o empenho e, por fim, desejou uma formação produtiva.

Neste ano, o PNAIC surgiu com algumas novidades, a inserção da Educação Infantil e do Programa Novo Mais Educação, que ficaram com a Coordenação Pedagógica de Ilsoneide Pereira e Eloiza Chaves, respectivamente, além das formadoras Walquíria Cavalcante (Ed. Infantil) e Maria Elba (PNME), o Ciclo de Alfabetização tem como Coordenadoras Pedagógicas Maricélia Miguel e Neila Cristiane e como Formadora Vanuza Maria.

Os Professores que estão participando ativamente são:

• Educação Infantil: Francisco de Paula, Maria Alencar, Maria Eleonora, Silvana Oliveira;
  • Ciclo de Alfabetização: Ailma Batista, Amauri Pereira, Edison Pereira, Eliane de Farias, Gloria de Lourdes, Jailton Pereira, Josina Couto, Klivia Dayanne, Lucielma Morais, Manasia de Lima, Maria Do Socorro, Maria Isabel, Maria Rozimere, Paula da Silva, Rita de Cassia, Sandui Pereira, Verônica Oliveira.
  • Programa Mais Educação: Ana Carolina, Aurelio Almeida, Ligia Emanuelly, Lucas Araujo, Nadia Vanessa, Sheila Imperiano, Webe Firmino.

Queremos agradecer a todos pela participação, envolvimento, disponibilidade e empenho e saibamos que com dedicação, motivação, visão, diálogo e trabalho em equipe podemos transformar nossos alunos e contribuir para um futuro mais justo e promissor.